Há alguns anos, estive na costa leste dos E.U.A. onde me deparei com jardins muito interessantes, sobretudo no estado da Califórnia. Como o clima é semelhante ao do Algarve, achei que podia inspirar-me lá, para mais tarde pôr em prática algo semelhante por cá. Deixei-me encantar por jardins de baixa manutenção, em que as plantas suculentas eram as rainhas, além de outras que não eram de todo desconhecidas, mas às quais, até então, não tinha prestado muita atenção.
Confesso que nunca tinha tido interesse em saber a origem das plantas, para além dos legumes e árvores que os europeus foram introduzindo na Europa. Mas, desta vez, foi diferente. O encantamento em que andava, levou-me a pesquisar informação sobre estes jardins, e qual não foi o meu espanto, quando verifiquei que uma boa percentagem destas plantas eram originárias de Portugal, mais propriamente da ilha da Madeira. Na verdade, foi a primeira vez que vi plantas, como as nossa estevas e espartos, usados com destaque em canteiros. Esta viagem, não só modificou o meu conceito de jardim, como também o meu respeito e admiração por aquilo que cresce por cá, e que, quando combinados com outras plantas, pode dar origem a espaços incrivelmente belos... Como sempre, as plantas que para uns são banais, para outros são exóticas!
As fotos foram tiradas na cidade costeira de Laguna Beach, a sul de Los Angeles.
Eres un caja de sorpresas, que fotos tan bonitas y que ejemplares tan espectaculares de echium, aeonium, estatice....es una forma estupenda para acabar el día ;-) ver y deleitarnos con las nuevas entradas tu blog. Boas noites
ResponderEliminarOlá M.y C.
EliminarObrigado por seguires este blog e por todos os comentários simpáticos.
Abraço
Quando vi estas fotos, eu disse a mim mesmo, 'Portugal parece exatamente como a Califórnia!' As fotos são lindas.
ResponderEliminarOlá Jordan,
EliminarTemos todas estas plantas Mediterrânicas em Portugal, mas é raríssimo encontrar um jardim como este que encontrei na Califórnia. Acho que é mais fácil convencer o português a plantar algo mais exótico...
Abraço
Que fotos espetaculares. São realmente uns jardins muito bonitos. O clima faz tudo. Por cá infelizmente ainda andamos na fase dos relvados que consomem muita água, apesar de já estarmos a evoluir no sentido de construir jardins com plantas que nessecitam de pouca água.Há realmente muitas plantas que são silvestres , mas que se adaptam perfeitamente a um jardim. Um abraço Zé.
ResponderEliminarMoreno
Julgo que na quarta foto se pode ver uma dracaena Draco, isto é um Dragoeiro, planta tb originária dos Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde
ResponderEliminarAbraços
Olá Luís,
EliminarTens razão! Aliás, tudo o que se vê neste jardim, são plantas do Mediterrâneo, conjugadas de uma forma extravagante e bem pensada. Infelizmente por cá isto parece não acontecer muitas vezes.
Abraço do Algarve
Qual o nome da planta que aparece na primeira foto?
ResponderEliminarObrigado, desde já!
Olá,
ResponderEliminarEsta planta é conhecida como o orgulho da Madeira ou massaroco. O nome científico é echium candicans. Cresce muito bem em Portugal continental mas infelizmente é pouco usada.
Abraço
Lindo!lindo! Você és um pintor! Usa a flora como tinta e tudo em volta como tela. Torna o mundo muito mais bonito com suas obras! Aqui no Brasil temos uma variedade enorme de plantas, mas poucas pessoas que amam e dedicam-se como você! Parabéns! E continue com suas grandes obras de arte!
ResponderEliminarSo very lovely blooms! As always, beautiful photos. Beautiful series. What a very special place!
ResponderEliminar