terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Narciso de inverno




Estes narcisos brancos bem perfumados, são as flores do momento. Como planta originária do mediterrâneo, está perfeitamente adaptada ao nosso clima, com a particularidade de ser uma das primeiras flores do ano e, como tal, é uma das minhas favoritas. Como crescem um pouco por toda a parte, é muito fácil transplantá-las, o que normalmente deve ser feito no verão, período em que a parte aérea da planta morre. 
Este tipo de plantas bulbosas, normalmente, consegue quase que por magia transformar o aspeto de um jardim ao longo do ano, e como não necessitam de muita atenção, são plantas perfeitas para quem não quer ter muito trabalho, nem gastar muita água. Com a certeza, porém, que durante a estação das chuvas, terá um espaço muito verde e florido, e logo a seguir, com o calor, o oposto, um espaço seco. Pessoalmente, gosto de usar uma cobertura à base de casca de pinheiro nestas zonas, e assim mantém-se sempre um bom aspeto...

5 comentários:

  1. Olá,
    Bem, em primeiro lugar gostei muito do seu blog.
    E adorei a colecção de fotografias de chaminés e alfarrobeiras centenárias do Algarve. Eu, que também sou do Algarve, ás vezes canso-me desta "terra" (como eu costumo dizer) por isso fico feliz por descobrir alguém que dá valor ás belezas naturais cá existentes. Perto da minha casa tenho duas alfarrobeiras centenárias, que de tão grandes que são até já estão a partir em alguns troncos e estão seguras por uns pilares de madeira, eu pessoalmente acho-as lindíssimas.

    ResponderEliminar
  2. Também já os tenho por cá!!
    Um Bom Ano!!

    ResponderEliminar
  3. Que bela essa vista cheia de flores!
    Os meus este ano não floresceram.
    Bom Ano!

    ResponderEliminar
  4. Nosotros también tenemos narcisos en el jardín,tienen un perfume delicioso!!!, pondremos fotos de las flores que han dado este año entre otras muchas más, en cuanto le demos forma al blog que estamos empezando a crear.
    Saludos desde el sur de España.

    ResponderEliminar
  5. Comprei bulbos de narcisos aqui no Brasil e fiquei surpresa! Em vinte dias brotaram e floresceram! Lindos!!!

    ResponderEliminar