domingo, 19 de fevereiro de 2012

Fotos do fim de semana









Aproveitei este fim de semana para uma ida rápida a Sintra e Mafra, e procurar mais umas belas pedras para decorar o jardim do Ludgero.
Esta região do Oeste é conhecida por possuir imensos moinhos, que outrora moíam a farinha necessária para alimentar a cidade de Lisboa. Hoje em dia os poucos que ainda funcionam são apenas para turista ver.
Voltando a estas pedras... Dei-lhes o nome de "mastrontas", pois, para além do local onde são encontradas se chamar assim, acho que também têm semelhanças com as matrioscas Russas. Pessoalmente, acho-as muito bonitas, e se existe algum jardim no Algarve com elas, só pode ter sido feito por mim...
Uma das minhas memórias de Sintra está relacionada com os abrunheiros bravos (prunus spinosa) em flor que, tal como mostra a primeira foto, podem ser uma excelente opção de arbusto de baixa manutenção para sebes naturais. Curiosamente não o encontro por terras do Sul.
As belas flores amarelas são o nosso narciso comum (narcissus bulbocodium).

É sempre bom voltar às origens...

6 comentários:

  1. Direi apenas que as imagens são muito...muito bonitas...
    Toda a adjetivação se torna desnecessária...
    Obrigada pelo espaço tão belo!

    ResponderEliminar
  2. Ola Zé, a regiao Oeste é também a minha regiao já que nasci em Torres Vedras, estes moinhos sao me familiares. Mas olhe que nunca reparei nestes abrunheiros bravos, e que bela ideia para uma sebe realmente. Ja o narcissus bulbocodium conheco muito bem pois existe aos milhares na Serra de montejunto, mas gostava de comprar uns para os plantar no meu jardim, infelizmente em Portugal nao sao muito valorizados e teria que os importar de Inglaterra onde sao vendidos a precos de ouro(quase)! Obrigado pelo post e fotos lindas, como sempre!

    ResponderEliminar
  3. O que trabalho!! Como sempre as fotos sao belas Chris

    ResponderEliminar
  4. Isso não será um ovo de dinossauro fossilizado?? :-)
    Belo fim de semana!!

    ResponderEliminar
  5. Nunca vi abrunheiros bravos em nenhum jardim...
    ... excetuando no meu!
    Pena é que no meu caso ainda não estejam em flor. São arbustos muito ornamentais, quer pela exuberância da sua flor, quer pela beleza dos seus frutos.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  6. A paisagem com os moinhos é-nos muito familiar, dado que morámos numa aldeia entre Mafra e Sintra. O que me surpeende mesmo são as pedras: que bonitas e que inveja não as termos encontrado... Mas de certeza que vão ficar ainda mais bonitas com a utilização que lhe vai dar. Ficamos à espera...

    ResponderEliminar