sexta-feira, 6 de maio de 2011

Açucenas em flor





Esta é mais uma das flores que frequentemente encontro a crescer em condições de sequeiro, junto das casas em ruínas aqui no Algarve. Este ano, por alguma razão, as açucenas da Catita são incrivelmente altas, com quase 2 m de altura e, claro, por estes dias tenho andado encantado com tamanha beleza.
Desde sempre, houve uma forte associação desta flor à religião católica e é frequentemente representada junto das imagens religiosas, com a intenção de associar uma imagem de pureza e castidade às personagens retratadas. A flor também terá dado origem à representação da imagem da flor de lis na cultura ocidental. A açucena,  ou Lilium  candidum, terá tido origem no médio oriente, e tem sido desde sempre cultivada no mediterrâneo.
Mais uma vez, estou disponível para dispensar, no final do verão, alguns bolbos destas flores com um aroma intenso e muito agradável.

5 comentários:

  1. I have tried Lilium candindum here in the nothern part of Sweden, but no such luck. They don´t like the sunshine in springtime when the soil is still frozen. The lily will survive if I cover the green leaves from the sun in april, but the plant has never give any flovers. I love Lilium candidum, they are so beautifully and your blog is also beautifully and exotic to me.

    ResponderEliminar
  2. Lilium candindum - são muito lindas!!!
    Parabéns

    ResponderEliminar
  3. A Açucena é um símbolo de pureza e aparece associada sobretudo à Virgem Maria, mas também a S. José. Aliás é também conhecida por cajado de S. josé. Era umas das flores preferidas da pintora Josefa de Óbidos. Aliás há uns tempos fiz um post sobre o assunto no meu blog http://velhariasdoluis.blogspot.com/2010/03/registo-com-cristo-sta-catarina-de.html

    O meu amigo Manel tem açucenas na sua casa do Alentejo, mas ali ainda n floriram. Creio que no Algarve os ciclos começam sempre mais cedo que no resto do País

    Abraços

    ResponderEliminar
  4. Caro zé Júlio

    Depois da floração devo cortar os caules?

    E para as reproduzir? tiro alguns bolbos e planto noutro sítio qualquer? O outono deve ser a melhor altura?

    Abraços e obrigado

    ResponderEliminar
  5. Também tenho açucenas em meu jardim, mas como a minha zona é muito mais fria ainda estão muito atrasadas, estas estão maravilhosas...Adoro Flores daí o meu google beleza da Flor...Parabéns e obrigado Abraço

    ResponderEliminar