quinta-feira, 26 de maio de 2011

Mais uma planta para um jardim sustentável



É talvez um dos lírios mais comuns no nosso pais, que por cá, no Algarve, está sempre associado às sombras de oliveiras e alfarrobeiras. Infelizmente ficou baptizado como lírio-fétido (Iris foetidissima), só porque  liberta um aroma desagradável quando as folhas são esmagadas. No ano passado, transplantei algumas plantas para o jardim que, infelizmente, ainda não produziram flores. Este pormenor, na minha opinião, nem sequer é o mais importante neste lírio mas, sim, o tufo de folhas que cria. E com uma outra grande vantagem, que é o de crescer bem na sombra e, por isso, é perfeito para plantações por debaixo de árvores. As fotos foram tiradas  no habitat natural, num mato próximo de Boliqueime, aqui no Algarve.

2 comentários:

  1. Acabo de conhecer o seu blog e dou-lhe os parabéns! Também sou apreciadora da Natureza, e tenho nas plantas uma grande paixão.
    Cris

    ResponderEliminar
  2. Because of their special ability to retain water, succulents tend to thrive in warm, dry climates and don't mind a little neglect.Air purifying plants in Karachi This makes them well adapted to indoor growing and ideal for people desiring low-maintenance houseplants.

    ResponderEliminar