domingo, 22 de maio de 2011

Fel-da-terra




Ontem, enquanto caminhava no campo, deparei-me com este belo cenário de flores de fel-da-terra (Centaurium erythraea). Acho que é a primeira vez que encontro tantas plantas em tão pouco espaço. Sem dúvida, um belo tapete cor-de-rosa. E, claro, logo me lembrei do seu uso medicinal em casa dos meus avós paternos em que, sempre que alguém tinha febre ou problemas digestivos, lá ia a minha avó buscar uma embalagem de papel pardo, dos muitos que guardava com outras plantas secas, tirava umas colheres do conteúdo e fazia um chá de sabor muito amargo, que só com uma colher de mel conseguia beber. Claro que ouvia sempre dizer lá por casa que quanto mais amargasse, melhor fazia. Hoje, é com nostalgia que recordo esses tempos, e após a morte de minha avó, nunca mais bebi o chá desta bela planta. Considero-a muito bonita, e perfeitamente adequada a jardins de baixa manutenção. Só como curiosidade, encontrei várias plantas com flores brancas, o que foge completamente dos tons rosa habituais.

2 comentários:

  1. Que nome tão disfórico para uma planta tão bonita. Ainda por cima com poderes medicinais.
    Boa semana.

    ResponderEliminar