sábado, 14 de maio de 2011

"Love is in the air..."




Os sardões (Lacerta lepida) da Catita acordaram finalmente do seu longo sono de inverno. O macho, baptizado de Miguel, reside há muito tempo no jardim; recordo-me dele ainda pequeno (mais ou menos, há sete anos atrás), a habitar um buraco no tronco da alfarrobeira da casa, e, nos dias quentes de verão, a tomar banho quando se ligava a rega automática no jardim. Hoje deve ter meio metro de comprimento, arranjou companheira, de seu nome Rosa, montou casa num tubo de escoamento de águas, e parecem apaixonados! Ela parece vestida de missangas bem coloridas, e esperemos que seja a companheira ideal para o Miguel, dado que a esperança média de vida destes sardões (que se encontram apenas na Península Ibérica) é de cerca de 15 anos em liberdade. Podem chegar até 1 metro de comprimento, tornando-se, assim, nos maiores lagartos da Europa, com uma dieta essencialmente composta de invertebrados, alguma fruta e pequenos ovos. Bastante equilibrados, não??
A sessão fotográfica demorou algumas horas, de movimentos pausados para não os afugentar, e o Miguel manteve-se sempre muito próximo da sua companheira, não sei se para a exibir ou para a proteger...

8 comentários:

  1. WOW! Fantastic photos! Great colors:-)

    Helene

    ResponderEliminar
  2. Fantasticos animais...incrivel, já são tão raros aqui onde vivo, acho que desde criança que não vejo um. Eles não fogem logo quando se aproxima? Ou ja estão habituados à presença de pessoas? mais uma vez fantastico! E obrigado por partilhar!

    ResponderEliminar
  3. Julio, First thanks for helping me find the translation tag. Great! Also, I enjoyed the information and pictures of the lizard. The blue on its side is a very attractive share of blue to my eye. Keep in touch, I will do the same on this or the email address I received from you about the translation. Let me know. Jack

    ResponderEliminar
  4. Oh..what beautiful lizards. They look like they have been beaded and that blue is spectacular. Thankyou for sharing.

    ResponderEliminar
  5. Estou muito feliz por poder observá-los de perto, sem interferir. Para mim, é motivo de orgulho a presença destes ou outros animais no jardim e da mesma forma que é um santuário onde me sinto bem, espero que isso possa ser partilhado por todos os outros que o habitam...

    ResponderEliminar
  6. O Zé Júlio é realmente um homem curioso. Qualquer um estaria histérico se tivesse dois lagartões no seu quintal e enquanto não os espantasse ou os matasse à pedrada não descansaria.

    Pelo contrário, o Zé Júlio deixa viver o lagarto tranquilamente no seu quintal, dá-lhe um nome, permite-lhe uma companheira, pacientemente fotografa-os (imagino que os bichos não sejam modelos fáceis) e ainda nos explica de uma forma didáctica e simples os seus hábitos, o seu habitat e a sua esperança de vida.

    A minha única imagem destes Sardões, foi há muitos anos em Peniche, no Parque de Campismo, nos finais da Primavera, quando aquilo estava quase vazio. Andava a passear com o meu irmão e de repente atravessa-se uma coisa amarela e verde no nosso caminho com cerca de 1 metro de comprimento. Eu que teria uns 10 anos levei um susto de morte com aquele largarto.

    Hoje sei que os bichos são inofensivos e fico muito contente por saber que há pessoas como o Zé Júlio que conseguem viver em paz com estes animais, respeitando a natureza..

    Continue com as crónicas do seu jardim

    ResponderEliminar
  7. Que grandes sardões, e espectaculares cores. Parabéns Luís e Júlio pelas fotos. Na Austrália devem ser maiores... Abraços,

    E essas enchertias têm corrido bem?

    Bruno Faria

    ResponderEliminar
  8. Júlio
    Adorei ver o teu blog, mostra o teu enorme bom gosto e sentido estético da vida que alia o gosto pela natureza à reconstrução do espaço vivido. Tudo isto é muito bom mas pouco significava se não fosses o ser humano delicioso que és!!!
    Obrigada por fazeres parte da nossa vida.
    Isabel, João e Joãozinho

    ResponderEliminar