As espargueiras fazem parte da paisagem algarvia, e é nesta altura do ano, após um longo Verão quente e seco, que acontece a sua intensa floração. O pequeno arbusto cobre-se de um branco perfumado com alguns milhares de flores, quando tudo à sua volta está seco. Os espargos, esses, só vão surgir no fim de Novembro. A planta da foto tem 1 metro de altura e algumas dezenas de anos, e é este tipo de planta que produz o espargo selvagem muito usado na cozinha aqui no Sul.
Acho que sou um respigador moderno... Não tenho uma profissão definida, não tenho colegas de trabalho, e vivo dos pequenos prazeres do dia-a-dia, difíceis de explicar. Tudo o que faço é feito com paixão e total entrega àquilo que, para muitos, não tem qualquer valor. Gosto de criar os meus jardins secretos, reciclando, sempre que possível, plantas e outras coisas que vou encontrando no meu caminho. Agradeço a visita daqueles que queiram partilhar das minhas paixões...
Então afinal é esta a flor do espargo selvagem!
ResponderEliminarEu bem tinha uma espargueira debaixo de uma oliveira bem longe da habitação, que eu, com imensos cuidados e carinho, tirei da terra com o torrão e transportei-a para debaixo de uma outra oliveira, esta mesmo ao lado de casa.
Reguei-a, cuidei-a, tirei-lhe as ervas daninhas, não deixei que os pedreiros lhe pusessem a mão em cima, debaixo ou ao lado ... em suma, não deixei sequer que se aproximassem ... debalde ... já nem sei onde se encontra, desapareceu completamente.
Terei mesmo de me contentar com as que crescem selvagens na serra de S. Miguel!
Manel