domingo, 25 de setembro de 2011

A sereia da ilha deserta...






Hoje, durante um passeio na ilha deserta, um das belas ilhas da Ria Formosa, encontrei uma sereia Barbie... Desde já peço desculpa pela nudez do moça, mas como é uma zona nudista, não se pode esperar outra coisa. Ela está nua, mas com brincos...! Há que manter a pose... ;-)
Este "ideal" de beleza, e símbolo desta sociedade consumista, não estava só! Infelizmente, estava muito bem acompanhada por muito do lixo resultante desse mesmo consumo. E para muitos, ela também é lixo... E digo infelizmente, porque é triste constatar que nem estes pequenos paraísos conseguem escapar a cenários destes. A inspiração do momento deu para fazer uma boa sessão fotográfica, que faria inveja a muito manequins que andam por aí.
Vou tentar organizar uma acção de limpeza na ilha. Pode ser que também  encontre o Ken...

4 comentários:

  1. Julio, It is a rainy night here, and it is cold 55F. I could use an island like you posted. However, the way so much of Earth and the island you photographed is trashed, is disturbing. I think I will skip your island and stay here on Lake Michigan. It is not perfect, but it is still pretty good. I often wonder what the children of 25 years from now will think about their parents and their grandparents and all the damage they caused to the Earth. Sad indeed. My approach is, do what little I can for my patch of Earth. Keep it "healthy". Gardens at Waters East is my personal way to leave a mark as a healthy environment. I can not save the Earth, only do my part as well as I can. Jack

    ResponderEliminar
  2. Olá Zé Júlio,

    Incrível que essa Ilha é deserta e foi encontrado lixo, imagine então se não fosse deserta.
    É terrível a falta de conscientização da sociedade no mundo inteiro.
    Em pleno século XXI, tudo o que se fala é em planeta sustentável, meio ambiente, reciclagem e muitos outros tópicos abordando a preocupação com o futuro do planeta, acho que mais que preciso é necessário reciclar também essa sociedade consumista para que tenhamos algum sucesso, é questão de educação e respeito.

    Tenha uma excelente semana!!!
    Abraços!

    Cris Marini

    ResponderEliminar
  3. Se eu tivesse encontrado mais ilhas assim não me teria afastado do Algarve!
    Exagero meu, pois encontrei igualmente alguns paraísos, sobretudo nas décadas de 70/80, que hoje não sei se ainda existem.
    Mas esta ilha deixou-me a sonhar com o Verão que já lá vai.
    Pena o lixo, mas isso desde há muito, e infelizmente, é inevitável, ainda que eu, muitas vezes (nem sempre , confesso), apanhe o dos outros, não por razões altruístas, mas para poder fazer de conta que as coisas ao meu redor ainda estão limpas (é quase como esconder a cabeça na areia para imaginar que tudo está bem!).
    Uma boa semana
    Manel

    ResponderEliminar
  4. Caro Zé Júlio

    Boas fotografias, que são uma boa denúncia da poluição, mas ao mesmo tempo tem qualquer coisa de kitch e de humor.

    Recordei-me da boneca que um dia a minha filha Carminho encontrou na praia. Também era uma sereia, dessas coisas americanas fabricadas na China. A Minha filha adorou-a e fui um entusiamo com a boneca nessa semana de férias. Levava-a para o banho, dormia com ela e foram uns amores loucos.

    Quando regressávamos a Lisboa, deixou escapar a boneca pela janela do carro. Estávamos numa via rápida e não pude parar o automóvel. Chorou, chorou e chorou só se acalmou quando jantámos na estação de serviço.

    Quando voltamos a Lisboa comprei-lhe uma boneca parecida, mas não era a sereia da praia. Essa ficou perdida para sempre.

    ResponderEliminar