quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Salmoura para as azeitonas




Após 10 dias, a azeitona já perdeu muito do sabor amargo que a caracteriza e tornou-se comestível. Este é o momento de preparar a salmoura que irá conservá-la. O processo é simples e rápido: para o efeito é necessário água (se possível de nascente ou engarrafada), sal marinho, e para acrescentar algum sabor extra, tenho por hábito usar alguns dentes de alho esmagados, louro, nêveda (uma erva aromática com um aroma mentolado, muito comum no nosso país e pertencente ao grupo das hortelãs e urtigas), e algumas rodelas de limão. A nêveda também é conhecida como erva das azeitonas.
A quantidade de sal necessária corresponde a, mais ou menos, um bom punhado por litro de água. Para se conseguir a concentração correcta, tradicionalmente é usado um ovo fresco como indicador de salinidade. Após dissolver-se muito bem o sal com a ajuda de uma colher de pau, coloca-se o ovo no preparado. Este deve-se manter à superfície, caso contrário é preciso juntar-se mais sal. Alguns dias mais tarde, provam-se as azeitonas e será o gosto de cada um a determinar se já estão prontas a ser comidas.
As azeitonas britadas e temperadas assim são-no para consumo imediato, e não se devem conservar por longos períodos. Para estes casos, mais tarde apresentarei outras técnicas..

2 comentários:

  1. José Júlio
    Estava à espera deste post! Copiei para o meu livro de receitas esta salmoura para azeitonas.
    Quem sabe um dia venho a ter oliveiras :)
    Obrigada pela partilha.
    Maria Paula

    ResponderEliminar
  2. Ando à volta com as minhas azeitonas.
    Britei-as com uma garrafa de cerveja vazia, como me aconselhou uma vendedora em Estremoz (e dá um resultadão!), já estiveram 10 dias de molho, com as águas mudadas diariamente, e agora só falta fazer a salmoura.
    Não tenho nêveda, mas, à experiência, irei colocar outras ervas aromáticas que tenho no quintal.
    Vou experimentar pela primeira vez fazer estas azeitonas, pois ando meio perdido sem saber muito bem o que fazer das que tenho.
    A maioria irão para o fabrico de azeite, mas algumas vou guardar e experimentar tratá-las pelos métodos que aqui vai deixando. Isto de não me ter dedicado a estas tarefas antes dá nisto!!!
    Um agradecimento muito grande pela partilha e um bem-haja pois, doutra forma, andaria ainda mais perdido ... lol
    Manel

    ResponderEliminar