Estas são as duas plantas que estão em flor neste momento, ambas oriundas do Sul de África, e pertencentes à família dos amaryllis (Belladonas e haemanthus coccineus). São plantas de bolbo que desaparecem por completo da superfície durante a estação mais quente, e a floração é o primeiro sinal de vida após este período. Só depois, quando estas morrem, surgem as folhas, que se mantêm até à primavera seguinte. Esta planta é conhecida em algumas regiões do nosso país como "meninas vão para a escola" por surgirem em Setembro. Os bolbos destas e outras plantas, durante o período de dormência, não devem ser regados.
Acho que sou um respigador moderno... Não tenho uma profissão definida, não tenho colegas de trabalho, e vivo dos pequenos prazeres do dia-a-dia, difíceis de explicar. Tudo o que faço é feito com paixão e total entrega àquilo que, para muitos, não tem qualquer valor. Gosto de criar os meus jardins secretos, reciclando, sempre que possível, plantas e outras coisas que vou encontrando no meu caminho. Agradeço a visita daqueles que queiram partilhar das minhas paixões...
Eu gosta a flor da segunda foto...e planta tem uma flor muita interesante
ResponderEliminarTienes un blog precioso.
ResponderEliminarGracias por compartir tus trabajos.
Un abrazo.
Son preciosas ambas, pero especialmente los Haemanthus, con tantos estámbres. Me hizo gracia el nombre común que les dáis. Gracias por mostrarlas.
ResponderEliminarÓ Zé Júlio
ResponderEliminarEu devo ser o seu seguidor mais chato, sempre com perguntas, mas você é uma espécie de referência da jardinagem do Sul e como tal venho fazer-lhe mais uma pergunta.
No quintal de casa do Manel, no Alentejo apareceram agora umas flores amarelas muito bonitas, certamente vindas de bolbos e que à primeira vista parecem açafrões(crocus). Mas os Crocus surgem no início da Primavera, segundo li.
Estas flores do quintal do Manel julgo que são espontaneas e eu e ele só agora as descobrimos.
Será que são as meninas vão para a Escola?
E quando poderei transplanta-las?
Um abraço
Olá Luís,
ResponderEliminarChatos é coisa que não tenho neste blog...:-)
Pela descrição, acho que são mesmo açafrões e são normalmente flores de Outono, mas também podem florir mais tarde.
O transplante é feito durante o Verão.
abraço
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarlolol..
ResponderEliminarObrigado pelo esclarecimento.
Sabe que descobri mais açucenas no quintal do Manel, a crescer livremente aqui e acolá. Transplantei-as para junto do maciço principal e julgo que o fiz com sucesso. agora anseio pela Primavera para ver o efeito.
um abraço