quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Camélias


















Foram dois dias muito bem passados no Porto, na companhia dos meus bons amigos, que tudo fizeram para que não sentisse saudades do Algarve... Só tenho a agradecer muito à Bé e à Milay por me terem mostrado a cidade que elas tão bem conhecem.
Nesta altura do ano, o norte do pais, e em especial o Minho, não há casa que se preze que não tenham camélias nos seus jardins. Há-as de todas as formas e tamanhos, usadas como sebes, árvores, arbustos, criando espaços fantásticos, cheios de coloridas flores. No momento, parece que as mais floridas são as de flores dobradas, e normalmente são também as maiores. 
As camellias japonicas são originárias do Extremo Oriente, e uma das plantas mais velhas, conhecidas na Europa, encontra-se precisamente na região do Minho. No entanto, podem ser encontradas grandes concentrações também nas províncias espanholas da Galiza e Astúrias. Durante estes dias, não sei quantas variedades vi, mas segundo sei, existem milhares, e parece que o norte do país possui  uma boa parte delas. 
Desde sempre associei estas plantas a climas mais frios, mas fiquei muito surpreendido quando encontrei muitas em jardins na Florida, em plena região tropical. Para os mais distraídos, também o Algarve possui uma boa coleção, na nossa serra de Monchique.
As fotos dos majestosos pavões, e do lago, foram tiradas no jardim do palácio de Cristal.

Uma constatação nestes dias: como tem sido um inverno atípico, com temperaturas altas e pouca chuva, fez com que tudo o que está em flor no Algarve, esteja ao mesmo tempo em flor no norte, o que é um pouco estranho, pois o normal é acontecer bem mais tarde. 

6 comentários:

  1. Que bonito as aves na árvore. Aliás, bonito como tudo por aqui. Saudações brasileiras.

    ResponderEliminar
  2. Sabia que o Zé Júlio nos iria premiar com uma bela reportagem sobre as cameleiras do Norte ou como os tripeiros preferem lhes chamar, as Japoneiras. Também fiquei maravilhado com a variedade de Camélias que vi e com o tamanho que algumas delas atingiam, verdadeiras árvores.

    Na minha casa de Benfica, que era fria, consegui criar uma cameleira na varanda, mas na minha casa actual, que é numa zoma muito quente de Lisboa é impossível.

    Abraços

    ResponderEliminar
  3. Muito lindo o seu Blog!
    Gostei de conhecer!
    Abração,

    ResponderEliminar
  4. Mais uma vez, somos premiados com fotos extraordinariamente belas! Obrigado! E que saudades me deu do jardim do Palácio de Cristal, e de tudo mais que conheci no porto em outubro passado! Felizmente estarei de volta em breve ao Porto, em abril, e assim dá para aguentar a saudade.
    abraços
    Fábio

    ResponderEliminar