segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Chaminé do mestre pedreiro Peixe...









Se há algo marcadamente algarvio, são as chaminés, e há-as de todas as formas, tamanhos e cores. Os estilos mudavam consoante a moda e a família que as construíam. Os mestres pedreiros influenciavam muito a forma, mais ou menos elaborada, destas chaminés, símbolos de ostentação dos proprietários, e hoje em dia ainda é fácil reconhecer os mestres e as regiões a que pertencem. Infelizmente, não parece existir muita informação sobre estes artistas de outros tempos, para se ter uma melhor compreensão deste património algarvio.
No caso da chaminé das fotos, foi construída numa casa localizada nas Benfarras, concelho de Loulé, no ano de 1928, e o seu estilo está presente noutras casas nesta região. Pensa-se que é obra da família de pedreiros locais, conhecida pelo apelido Peixe, e com várias gerações a trabalhar nesta área. Quero ainda chamar a atenção para os restos de tinta, que ainda são visíveis e provam a riqueza cromática dos primeiros anos, e para o seu interior. Este tipo de casas com açoteias permitiam, normalmente, um fácil acesso à chaminé e à manutenção da mesma.

4 comentários:

  1. E triste quando as obras do passado desaparacem. Voce e uma artista do coracao. As fotos sao bonitas.

    ResponderEliminar
  2. Olá Zé Júlio, que belas postagens, que belo fado estou a ouvir!

    Adoro essa porta... a chaminé é fora do vulgar, não me lembro de já ter visto uma com um recorte igual.Isso é que é pesquisa a fundo!

    Parabéns, respingador!

    Beijos

    BIA

    ResponderEliminar
  3. Olá Zé mais uma vez um rico exemplar de chaminés algarvias que infelizmente vão caindo e desaparecendo. Nunca vi uma coisa como essa. É realmente um espanto, um monumento, que se calhando tem os dias contados e ninguem faz o levantamente fotografico delas quer as Camaras a Região de Turismo ou outros organimos públicos ou associacoes ou privados assim a memória do Algarve vai morrendo lentamente. O problema é que essas coisas na dão dinheiro,vai daí, né.?? Bom seria fazer-se um grande livro sobre o assunto. Penso eu de que, já lá dizia o outro......Parabéns. Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Essas chaminés deviam ser consideradas obras de arte (porque é o que são) e preservadas para sempre. Mas infelizmente as pessoas são malucas e destroem tudo!

    ResponderEliminar