sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Transplantação de roseiras na "Quinta dos Reis"







Já há alguns dias que tinha prometido ajudar o pessoal, na mudança de local das mais de trinta roseiras. A principal razão, para este transplante, está relacionada com o míldio e oídio que, regra geral, ataca todos os anos. Para piorar ainda mais, por cima destas roseiras existe uma enorme pérgola, que serve de suporte a muitas videiras, que também são muito atacadas pelas mesmas doenças. Claro que a muita sombra, existente sobre as plantas, não ajuda muito a melhorar o estado de saúde das mesmas.
Nesta altura do ano, as roseiras estão em repouso e são podadas, o que permitiu um transplante com menos stress para as mesmas. O novo local está não só mais longe das videiras, como bem mais exposto ao Sol, reunindo assim boas condições para um crescimento mais saudável. Assim esperamos... 
Na propriedade já existem algumas amendoeiras em flor, embora a temperatura continue muito alta. Não me recordo de transpirar tanto em janeiro!
Por fim, quero ainda chamar a atenção para uma outra enorme planta medicinal, o famoso boldo-de-jardim (plectranthus barbatus), originário de África, e que por cá produz flor o ano inteiro.

Na próxima semana, vou passar dois dias no Porto, terça e quarta-feira. Se alguém que segue este blog me quiser acompanhar numa das visitas que tenciono fazer a alguns locais da cidade, basta enviar-me um email. Este pseudo-algarvio vai mais uma vez até ao norte... Só de pensar, já estou com frio. ;-)

7 comentários:

  1. lindo esses canteiros com pedras!
    e as músicas agradáveis.
    abraço!!!

    ResponderEliminar
  2. Zé Júlio

    Não sei se as Camélias ainda estão em flor no Porto, mas se estiveram aguardamos as tuas fotografias.

    Abraços

    ResponderEliminar
  3. I like your Blog..beautiful photos!Michelle/

    ResponderEliminar
  4. As camélias do Porto estavam deslumbrantes em novembro passado! Como sempre, belíssimas as suas fotos, Júlio! E toda a sorte para as roseiras! Mas com a sua ajuda e mão, tenho certeza que ficarão bem.
    abraços, e ótima estada no Porto.

    ResponderEliminar
  5. É um prazer visitar este espaço.Parabens pela música, as fotos, os textos e sobretudo pela sua dedicação à Jardinagem.

    ResponderEliminar
  6. Li, não há muito tempo, que , em toda a Europa os locais onde existem as mais belas camélias são a galiza e o norte de portugal. Na sua visita ao norte... aproveite. Abraço e parabens pelo seu blog.

    ResponderEliminar
  7. Meus amigos,

    Sugestões são sempre bem-vindas e úteis, acho que ainda é um pouco cedo para ver as japonicas em plena floração...

    Abraço forte e obrigado pelas sugestões.

    Júlio

    ResponderEliminar