quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Tenho um "novo" baú...











Sempre que o corpo pede, eu descanso, ou melhor, arranjo algo diferente para fazer. E se há algo que me ajuda a descansar, é conduzir pelas estradinhas desta região. Foi o que aconteceu hoje. Como precisamos sempre de mais pedras, e como gostamos de misturar pedras de todo o Algarve, eu e o Ludgero fomos à procura de umas lajes para o chão. Rapidamente tínhamos o carro cheio, não só com pedras, como também um baú, uma cadeira, e mais umas plantas. É incrível o que podemos encontrar ao lado do lixo.
E mais incrível, o que podemos encontrar dentro de velhos baús. Este tem parte do enxoval de roupa de cama em linho, todo bordado à mão, para além de algumas fotos de um casamento (ocorrido a 20-04-1936), quem sabe, das pessoas a quem pertenceu o dito enxoval. Quase que ainda se consegue sentir o amor com que foi feito, apesar do estado de conservação. Estes baús sempre alimentaram o meu imaginário e, para mim, foi sempre uma maneira de viajar no tempo. Acho que agora está em boas mãos...   
No final do dia, ainda houve tempo para desbastar umas quantas lajes para a calçada.

6 comentários:

  1. Mas que rico lixo...é pena eu não ter a sorte de o encontar também ! Esse baú depois de restaurado vai ficar lindo, até parece pele de cobra ( com todo o respeito que tenho pelas ditas, lá que têm uma pele bonita é um facto). Eu própria já restaurei dois que eram de uma avó e valeu bem a pena o trabalho de paciência.E rendas antigas, então !... Essas nodoazinhas vão dar uma luta braba...

    Maria

    ResponderEliminar
  2. Olhando melhor, parece mais crocodilo que cobra...

    Maria

    ResponderEliminar
  3. Yes, its crocodile skin. Such a shame someones family history is thrown to the trash, But suck luck it's been found by you Julio, who will bestow the dignity it respects.

    ResponderEliminar
  4. Que maravilha de achado!
    Adorei o baú e os bordados, mas a cadeira também tem potencial para vir a meter um vistão, depois de restaurada.
    É incrível como há pessoas que deitam fora coisas destas. O que vale é que por aí pelo Algarve há um respigador moderno, sempre atento... :)
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  5. Zé Júlio

    Eu e a minha ex-mulher mandámos fazer umas cadeiras iguais a essa a partir de um modelo antigo que existia numa fábrica de mobília ali para Alcobaça. Os ingleses chamam a esse estilo de mobiliário "pré-rafaelita" porque são cópias vagamente inspiradas na renascença. Digamos que tenho algum afecto por essas cadeiras.

    É realmente incrível como as pessoas de desfazem do seu passado sem qualquer pejo. Morre a velha e os descendentes ou o senhorio agarram nos bens da falecida e poem tudo cá fora, na rua. Já várias vezes apanhei esses esvaziamentos crueis das casas e vê-se tudo, mobílias, livros, roupa de cama, panelas de inox em estado de conservação impecável e até comida ainda fresca. Enfim, as pessoas querem tudo novo nas suas casas, tudo por estrear.

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felizmente, nem todas! Fico feliz que assim seja! Pena que eu aqui pelas bandas de Leiria, não encontro nada assim...

      Eliminar