terça-feira, 27 de setembro de 2011

Flores de paineiras





Ultimamente estas árvores têm sido plantadas em espaços público, e acredito que a maioria das pessoas, tal como eu até há pouco tempo, desconhecem-na por completo. 
Esta árvore é um dos símbolos da Amazónia e, talvez, uma das mais espetaculares que conheço. O Algarve, tal como outras regiões do país, tem boas condições para a sua plantação, e como não é muito exigente, é uma árvore que eu aconselho, e uma das razões é, sem dúvida, a floração que apresenta nesta altura do ano. 
Enquanto jovem, a árvore apresenta estes enormes picos, que vão caindo ao longo dos primeiros anos. Uma outra curiosidade está no facto do tronco produzir clorofila mesmo no Inverno, quando fica sem folhas. A paineira-rosa é conhecida cientificamente como ceiba speciosa, parente da famosa árvore da sumaúma. Existe um belo exemplar junto ao Jerónimos, em Lisboa, que nesta altura está completamente florida, e que merece uma visita!
Este ano vou substituir uma das três nespereiras da Catita por uma outra árvore,  e acho que tenho aqui uma bela candidata.

5 comentários:

  1. Aos anos que ando para descobrir o nome dessa árvore estranha, que dá flores agora. A primeira vez que vi uma, foi no adro da igreja matriz da Vila Baleira em Porto Santo. Depois tenho-as visto em Lisboa aqui e acolá. Em Sete rios havia muitas, que davam alguma alegria e exotismo aquele pedaço de selva urbana.

    Terei que fixar o nome, paineiras.

    ResponderEliminar
  2. Cuanta belleza encierra la naturaleza, tus fotografías son preciosas.
    Un abrazo.

    ResponderEliminar
  3. e um arvol muito sexy cuando tem as flores!!! Temos este arvol aqui no Tucson.

    ResponderEliminar
  4. É fantástica, tirei "montes" de fotos delas durante as férias na Sicília. Um dia destes mostro-as no blog.

    ResponderEliminar
  5. Ola Zé Julio, adorei a arvore....que flor lindissima...ai que vontade de ter um jardim para poder disfrutar desta arte de jardinar!

    Um abraço e obrigado por ir partilhando estas belezas connosco que vamos estando sempre por aqui, comentando ou nao!

    Marília Marques

    ResponderEliminar