quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Foi interessante acompanhar o crescimento...




Esta suculenta é uma trepadeira que plantei junto ao muro do estacionamento da Catita. Como é uma planta com picos, pensei que seria interessante usá-la como cerca viva, e encaminhá-la sobre o topo do mesmo. 
Ontem à noite foi um momento muito especial, e confesso que durante as duas últimas semanas não pensava noutra coisa: o poder assistir in loco ao desabrochar das flores que, tal como as dos cactos, só duram uma noite. É, de facto, curioso como a Natureza cria uma flor tão bela, grande, mas também tão efémera, e que poucos vêem, visto que abre sempre durante a noite... Na manhã seguinte, já está murcha.
É uma planta que gosta de regas diárias e de terra fértil, embora sobreviva à seca e sendo de climas tropicais, não pode ser cultivada em regiões frias. Espero que a polinização feita ontem possa dar frutos, e que frutos! A pitaya-vermelha, embora oriunda da América tropical, é muito cultivada no extremo oriente e conhecida por lá como fruta-do-dragão, e da qual tenho muitas memórias. 
Vamos ver se este ano dá fruto... A flor já murchou, como podem ver na última foto, e já não dá para repetir a polinização.
 Se alguém quiser, posso arranjar estacas.  

7 comentários:

  1. Caro Zé Júlio,

    Estava ontem a pesquisar alguma informação sobre as pitayas, para saber se era possível cultivá-las em Portugal, quando passado algumas horas vi o seu post. Estava a pensar em comprar os frutos e semear as sementes, pois dizem que germina com facilidade. Mas também dizem que quando semeadas demora muito tempo até atingirem o porte suficiente para florirem. As suas foram semeadas? ou foram de estacas? Quanto tempo até florirem?
    Desde já obrigado pela informação e parabéns pelo post.

    ahhh!: Segundo li não são autofecundes, pelo que necessitam de fecundação cruzada

    Um abraço

    Daniel

    ResponderEliminar
  2. Olá Daniel

    Esta minha pitaya foi plantada de estaca há cerca de dois anos, e só agora está a produzir flor. De semente, é realmente muito mais difícil. São plantas que se dão bem no Algarve, e são relativamente comuns. Ontem à noite fiz polinização cruzada, mas hoje só consegui fazer auto-polinização, porque só abriu uma flor... Estou curioso para saber se vou conseguir ter algum fruto.
    Se desejar uma estaca, e julgo que vive na região de Lisboa, poderá ser fácil fazer chegar uma aí, caso contrário é só aparecer no Algarve...

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Olá! Ontem fiquei impressionado com as flores! Eu realmente gosto de seu blog. Voçé é alguém que gosta de ensinar e compartilhar ... e essas pessoas são poucas ... Obrigado por ser mais um seguidor do meu blog (ja viu as fotografías da feira medieval de Matosinhos?), o Algarve está um pouco longe para nos, mas algum día, quando puder, vamos visitá-lo...

    Aqui na frente da minha casa, eu tenho uma área onde há muito sol e não sobrevivem muitas plantas, por isso estou a pensar em plantar suculentas varias. Você acha que sobrevivem bem em vasos? A sua tem muitas raízes? No geral as suculentas sao de poucas raízes, nao é?

    Ah! Sabe o que? Jà semeei as sementes que voçe enviou... E as Scabiosa Stellata ja estao a nascer, as paeonias nao... imagino que tardam mais em sair, nao é? A Scabiosa fica sempre ou é semeada cada ano? A paeonia fica sempre na terra, nao é?
    Bem, espero que tenha paciência comigo, porque já sao muitas perguntas.

    Um abraço, ate sempre!

    ResponderEliminar
  4. Olá Zé Júlio,

    Agradeço e aceito a sua oferta. Este ano, em princípio já não irei ao Algarve. De qualquer forma eu vivo em S.Domingos de Rana,e se você alguma vez que venha a Sintra e não se importar de trazer a estaca da pitaya eu terei o maior prazer em encontrar-me consigo aonde lhe for mais conveniente.
    Estou com vontade de experimentar esta nova espécie...já que nos últimos tempos tenho andado a "brincar" com frutos tropicais. Tenho duas mangueiras que semeie este ano com cerca de 60 cm, e um vaso cheio de goiabeiras nascidas. Vamos ver se algum dia...lhes chego a ver os frutos...

    desde já obrigado e um abraço

    (o meu email é: danielaurelio@gmail.com)

    ResponderEliminar
  5. OLÁ ZÉ JULIO,POR CÁ HÁ MUITAS DESSAS PLANTAS ,É UM CACTO TREPADEIRA E CHAMAM-LHE A "RAÍNHA DA NOITE"
    UM ABRAÇO ADORO VIR CÁ...
    NÉLIO PEQUENOS NADAS 3

    ResponderEliminar
  6. Caro Zé Julio,
    quero desde já dar-lhe os parabens pelo fantastico blog.
    Eu vivo em Lisboa mas os meus pais tem um casa com um pequeno terreno na costa vicentina e eu gostaria de arranja um exemplar de cada especie de pitaya ( amarela / vermelha de polpa branca e vermelha de polpa vermelha ), gostaria de saber se me pode ajudar a obter alguns desses exemplares , sobretudo da amarela.
    O meu email é : nuno.bochinha@gmail.com ou nftbochinha@hotmail.com .
    Sem outro assunto,
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  7. Olá Zé Júlio, sou do Redondo e tenho tentado arranjar mudas de pitaya e agora achei o seu blog. Ainda tem a planta e já deu frutos? Se me arranjasse umas mudas para eu por em estufa, enviava-me por correio que eu pago os portes e as mudas.
    O meu mail é: ruimataloto@sapo.pt
    Cumprimentos
    Rui Mataloto

    ResponderEliminar