sábado, 24 de setembro de 2011

Mais um tronco de amendoeira para o jardim





Não consigo resistir a estes belos troncos que, para a maioria das pessoas, não passaria de mais um belo pedaço de madeira para o lume. É claro que o clima mais seco do Algarve faz toda a diferença, quando o objectivo é usá-los em jardins ao ar livre, pois permite a sua conservação por muito mais tempo. 
Ontem, e após um belo almoço, achei que precisava de um pouco de "ginásio", e é claro que, no meu caso, a coisa passa por ir à procura de algo... E assim aconteceu: pouco tempo depois tinha este belo tronco e mais umas quantas pedras no carro.
Hoje foi dia de dar um uso decorativo a uma parte da preciosa carga. Estes troncos de amendoeiras são fantásticos para jardins, e um dos aspectos mais interessantes, para além da cor, é a sua disformidade, transformando-os em verdadeiras esculturas biodegradáveis e naturais.

3 comentários:

  1. Olá Zé Júlio,

    Maravilhosa sua criatividade, realmente são muito lindos os troncos é incrível que nessa última foto no canto direito, não sei você, mas eu vejo o rosto de um elefante até com a tromba, muito lindo!!!
    Parabéns pelo seu trabalho, percebemos que você se dedica com a alma.
    Vendo assim associo você como o Poeta da Natureza.
    Que sua semana seja repleta de trabalhos maravilhosos.

    Abraços!
    Cris Marini

    ResponderEliminar
  2. Lindíssima escultura, nem sabia que os troncos de amendoeira dariam árvores com este porte.
    Zé Júlio, peço-lhe licença para lhe colocar algumas questões sobre a amendoeira.
    Tenho no quintal uma amendoeira, se bem que ainda que dotada de algum porte, nada que se pareça com este que aqui se adivinha ter tido, mas dela só consegui apanhar 6 ou 7 amêndoas, raquíticas e amargas, será da espécie de árvore? Será que deveria tê-la regado? Serão todas as amêndoas assim quando se apanham e é necessário deixá-las secar, como as nozes, para que percam a casca amarga e desagradável?
    Será que é necessário ter mais amendoeiras próximo para fazer uma melhor polinização? Devo regá-la com frequência? Sei que são uma quantidade de perguntas, mas ando meio estranho e curioso com aquela árvore e não sei detalhes da sua cultura ... se fossem nogueiras, saberia quase tudo, mas uma amendoeira ...
    Agradeço-lhe antecipadamente sobre tudo o que me puder elucidar
    Manel

    ResponderEliminar
  3. Olá Manel,

    Os troncos secos de amendoeiras são muito interessantes e sempre que encontro um, só se não puder com ele, é que não vem comigo... É uma pena quando são cortados para o lume.

    Parece-me que estamos perante uma amendoeira brava e se o objetivo é consumir o fruto, então, será necessário enxertar essa árvore em Janeiro e a melhor técnica, é a de garfo. Se preferir que essa árvore produza outro tipo de fruta, pode enxertar de ameixeira ou pessegueiro, usando o mesmo tipo de enxertia e nestas variedades, então, é aconselhado uma rega mais frequente. A amendoeira tradicionalmente está associada à cultura de sequeiro.

    Abraço

    Júlio

    ResponderEliminar