segunda-feira, 3 de outubro de 2011

As metamorfoses das suculentas



Estou cada vez mais rendido ao incrível mundo das suculentas, e à capacidade destas de resistir a longos períodos de seca. Sou muitas vezes criticado por uma amiga, no que respeita às regas que faço (normalmente poucas durante o Verão), porque segundo ela, devia regar mais vezes o jardim. Entramos em confronto com muita facilidade, pois sou da opinião de que as plantas são mestras na sobrevivência, e um bom exemplo disso são as suculentas.
Por outro lado, acho que é um pouco monótono exibir plantas que tenham o mesmo aspeto ao longo do ano. Confesso gostar da sazonalidade de um jardim e das transformações incríveis que plantas sofrem, mediante a exposição solar, a temperatura ou ainda a humidade. No caso de jardins xerófilos, em que as plantas ficam como que adormecidas e muito secas,  mal começa a chover assistimos quase a um milagre da vida. Estou ansioso por assistir a este milagre, mas parece que este Verão não quer terminar este ano. Tal como as minhas plantas, até eu já sinto a falta da chuva.
As duas primeiras fotos são da mesma planta, um Aeonium arboreum, e o seu aspeto de Inverno e de Verão. E a segunda planta é um Kalanchoe thyrsiflora, e o que é interessante, neste caso, é a luz solar, que faz a planta tornar-se muito vermelha quando plantada ao Sol.

4 comentários:

  1. olá Zé Júlio, muito bom dia!

    Sabe que essas suculentas tomam cores mais avermelhadas durante a época quente se forem pouco regadas. Se as regarmos com mais frequência, ficam verdes. Sei isto por experiência própria.

    Ando com pouquíssimo tempo para a net, estou com muitos trabalhos e trabalhinhos.Temos imensos arranjos para fazer em casa e no Matinho.

    Tenha uma boa semana.


    BIA

    ResponderEliminar
  2. Bom, também deve ter a ver com a exposição solar, mas não só. Eu tenho-as nas duas situações.

    ResponderEliminar
  3. Zé Júlio, deu para perceber isso, mas por acaso até precisamos de ir a Pera, hoje ou amanhã. Teremos muito gosto em tomar um cafezito e quem sabe dar-lhe a provar da "nossa" aguardente.

    Bom feriado

    BIA

    ResponderEliminar
  4. ups.... este comentário acima, era para o post dos medronhos... (*_*)


    BIA

    ResponderEliminar