quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Não acredito em duendes... mas que os há, há!!!





Senti uma enorme alegria hoje, ao voltar a encontrar estes verdadeiros duendes do jardim. Em maio passado, publiquei algumas fotos da mãe e do ninho, e desde então, nunca mais tive o prazer de os observar, e cheguei mesmo a pensar que tinham sido levados pelo jardineiro do vizinho.
Parece que um deles terá morrido, pois só encontrei 3 dos 4 que constituíam inicialmente a ninhada. Estes meus amigos são muito importantes no jardim, pois consomem muitos dos insectos que, quando em excesso, podem ser prejudiciais, como é o caso do besouro que tem atacado as palmeiras. E como o jardim tem duas com esse problema, espero ter nestes 3 "duendes" uns importantes aliados nesta batalha...
Desde o momento do encontro que tenho andado com um sorriso na cara e logo, quando for para a cama, vou sentir um enorme prazer em recordar o momento...
Uma curiosidade: um deles parece não ter medo dos humanos e passou o tempo todo indiferente à minha presença. Será que é o mesmo que fotografei em maio na minha mão, quando ainda era bebé?
Se tiverem tempo, revejam essas fotos de Maio.

7 comentários:

  1. Oi Zé.
    Esses "duendes" são uns fofos. Que lindinhos.
    Boa sorte com as palmeiras.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  2. Que fotografias!! E como é fantástico que os bichos não tenham medo de si. O Zé Júlio deve ser um tipo sereno para os animais deixarem-no aproximar-se.

    Tenho visto agora muitos desses bichinhos no Alentejo, à noite nas estradas e tento sempre não atropela-los.

    Abraços

    ResponderEliminar
  3. Lembro-me perfeitamente dos bichinhos que mostrou há tempos, minúsculos, e por vezes perguntava-me o que lhes teria acontecido.
    Afinal estão vivos e de boa saúde, pelos menos esses, pois, não raro, vejo-os nas estradas, normalmente vítimas de atropelo.
    Folgo por ver que terão hipótess de ter nesse conforto uma longa e profícua vida e ... com a barriguinha cheia! Sorte a deles que encontraram o sítio certo
    Manel

    ResponderEliminar
  4. São fantásticos. Aqui no quintal também encontro um ou outro.

    ResponderEliminar
  5. Este não é da especie Europeia, trata-se do parente africano muitas vezes usado como animal de companhia pois pode ser vendido em Lojas. De qualquer forma eu sempre adorei ouriços e sempre quiz ter uns também no meu jardim. Parabéns pelos seus e boa sorte>:)

    ResponderEliminar
  6. Eles gostam das pessoas. A minha tia Maria, que vivia em Loulé, dizia-me que o vizinho do r/c, um velhote, tinha um ouriço como animal de companhia.

    ResponderEliminar