sábado, 1 de outubro de 2011

Uma bela e impressionante palmeira.




Se há uma palmeira que não deixa ninguém indiferente, será esta Bismarckia nobilis de Madagáscar. Gosto muito de palmeiras, e confesso ainda não ter perdido a esperança de um dia plantar uma destas no jardim, embora reconheça que não tenho um espaço adequado para esta "escultura" viva. 
Gosto de imaginar que um dia terei uma casa em forma de moinho, construída em pedra, com um terraço panorâmico e, em redor desta, um círculo de sete palmeiras bismarckias. Mas como o Algarve está infestado de escaravelhos esfomeados por palmeiras, o mais certo será, em vez de palmeiras verdadeiras, optar por de umas plástico... Estou a brincar, mas a verdade é que esta praga está incontrolável no Sul do país, e vamos seguramente assistir a uma mudança rápida na paisagem, da qual as palmeiras faziam parte, e acho que nem a nossa palmeira anã europeia vai escapar. Este insecto parece trazer com ele um atestado de óbito para todas as palmeiras no nosso país... É tudo uma questão de tempo, o que é assustador!
As fotos foram tiradas num dia de frio, em Orlando.

Um bom fim de semana

1 comentário:

  1. Realmente estava a achar estranho a camisola e a roupa do frio ... pensei que o Zé Júlio estivesse a viajar pelo outro hemisfério!
    Explica-se!
    Estas palmeiras são absolutamente espantosas! Não me lembro de as ter visto lá para as bandas de onde nasci, na Ilha de Moçambique.
    Lembro-me de extensos areais de areias finas e brancas (com certeza por serem de coral, que os havia em grande quantidade, creio) com a linha de terra semeada com quilómetros de palmeirais, mas nenhuma como estas, pois tinham longos troncos esguios e, lá no topo, espalhava-se a cabeleira folhosa!
    Manel

    ResponderEliminar