domingo, 9 de outubro de 2011

Yucca da Catita




Hoje encontrei uma foto de 2004 que mostra a última fase da recuperação da casa, e onde é visível uma estaca de yucca plantada nesse ano. Sempre que passo junto dela, recordo o dia em que foi encontrada no lixo, sem raízes, e fico sempre impressionado com o seu crescimento.
Ao longo destes anos, poucas foram as regas necessárias e o único trabalho tem sido a remoção das folhas, duas ou três vezes por ano.
Volvidos 7 anos, não seria fácil imaginar o jardim sem ela, embora reconheça o seu poder demolidor. Talvez por isso haja cada vez mais yuccas cortadas junto ao caixote do lixo.

2 comentários:

  1. Porque poder demolidor???
    tenho duas plantada ao redor da piscina.
    acho lindas!
    mas essa aí é um luxo.
    abraços!!!

    ResponderEliminar
  2. Olá Lena,
    É bem verdade que estas nossas amigas não se dão muito bem quando plantadas próximo de construções. E o problema nem são as raízes, mas sim, a base do tronco.
    Plantei uma na Catita que conseguiu não só rachar o muro como derrubá-lo em apenas cinco anos. Mas como gosto de ruínas até apreciei a situação. Agora, e passados três anos, o tronco substituiu quase por completo a parte do muro em falta, e até gosto mais do recanto junto à escada. Acho que tenho aqui uma aliada...
    Muitas vezes são necessários muitos anos para conseguir tal cenário, mas como não tenho cem anos para esperar, acho fantástico o que aconteceu neste caso.

    Abraços do Algarve

    ResponderEliminar