sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Deve ser um prazer regressar a casa...



Esta buganvília consegue reunir duas características que eu aprecio nas plantas: uma floração intensa e a folhagem variegata. Confesso passar, muitas vezes de propósito, junto desta casa em Pêra, só para poder admirá-la, e até já plantei uma igual na entrada da Catita, na esperança de um dia recriar um cenário semelhante. Uma das vantagens desta variedade é ser bastante colorida e alegre, mesmo durante o Inverno, e após perder a maioria das "flores".
É, sem dúvida, um  apontamento de bom gosto nesta rua e, já agora, os meus parabéns ao proprietário.

6 comentários:

  1. Passeando descompromissado a procura de um vaso pela net a fora, cai aqui no seu blog...! PARABÉNS...! Plantas e seus cultivadores são sempre bem vindos ao mundo...rsrs! aproposito... seria ótimo ter uma buganvília dessas para admirar...!

    ResponderEliminar
  2. Que beleza! Adoro o bouganville! E eu que sempre pensei que essa planta fosse asiática ou das oceanias, até descobrir recentemente que é brasileira!
    abraços e parabéns pelos jardins, e pelo blog. Vou seguí-lo.
    Fábio

    ResponderEliminar
  3. Toda a entrada é fantástica e dá-me algumas ideias sobre a forma como hei-de resolver alguns problemas que me surgem.
    E não conhecia esta variedade "variegata", mas a cor das flores é a que mais gosto e a que mais me faz retomar a infância; numa das casas por onde passámos havia uma varanda toda fechada através de uma buganvília de cor semelhante, a qual era tão densa que construía uma "parede" com cerca de 3 metros de altura ... parecia uma varanda feita de fogo, pois nunca perdia a flor ao longo do ano, podia tê-la em maior ou menos quantidade, mas sentia-se sempre aquela cor flamejante à nossa volta.
    E a fauna que vivia naquela "parede"!!! notável ... desde os aracnídeos, passando por insectos de toda a forma e feitio até aos lagartos (até pequenas cobras me lembro de ter visto), de tudo se via por ali.
    Mas sobretudo osgas, de longe as minhas preferidas, pois comiam os malvados mosquitos que me atiravam para a cama com assomos de malária.
    Repare só no poder da imagem! Faz-nos viajar no tempo!
    Um bom final de semana
    Manel

    ResponderEliminar
  4. Manel, como você, o bouganville, bem como os gerânios e os Flamboyants, me fazem retornar à infância e juventude, os verôes em Cabo-Frio, ondes estas plantas entupiam as casas de massas inacreditáveis de cores belas e saturadas!
    Atualmente, o máximo que posso ter em minha minúscula varanda são alguns pés de gerânio, mas que duram apenas até o verão chegar, pois o calor daqui os mata sem piedade. E daí, no outono seguinte, compro mais uma leva de gerânios...
    abraços

    ResponderEliminar