sábado, 29 de outubro de 2011

Artes, saberes e sabores








E estas são as últimas fotos desta viagem, e que mostram um pouco do que se pode encontrar nas ruas de Tânger, uma cidade com cerca de 1 milhão de habitantes, em que o comércio é feito com produtos que vêm de outras regiões de Marrocos. 
Gosto muito de percorrer alguns locais desta cidade, e um deles é o mercado, onde já é um hábito fazer as minhas compras de especiarias, e da harissa, uma pasta de pimentão e outras especiarias, bem picante, de origem tunisina (perfeita para temperar qualquer cozinhado). Outra coisa que já é tradição, é negociar alguns metros de tecido e mandar fazer umas quantas almofadas. Neste caso, o tecido e a confeção ficaram a 3,5 euros por almofada (ficam sempre bem no jardim da Catita e o Natal está à porta...).
E, claro, para respeitar a tradição, comprei mais uma bela lanterna para a coleção. O meu amigo Ludgero ia-se perdendo nas compras, sobretudo nas últimas horas de compras, e ao Luís coube manter as rédeas curtas ao pessoal, recordando constantemente "olha que vais ter de carregar tudo isso até ao barco, e depois até ao carro".
As fotos não mostram toda a realidade social e cultural da cidade, porque "nem tudo são rosas". Para uma viagem destas, é sempre bom ir com um espírito muito aberto às diferenças culturais, por vezes algo chocantes para os olhos de um europeu.

Espero não ter chateado muito os meus amigos com estas fotos da minha última "caravana"... Bom fim de semana!

5 comentários:

  1. As fotos são lindas! Adorei as cores e formas. Em nada me chatearam.
    abs

    ResponderEliminar
  2. Adoro artesanía marroquí, tántas cores ,ferro cristais,telas...perdería o sentido neses bazares.BJS

    ResponderEliminar
  3. Fiquei com muita vontade de passear por essas lojas!

    ResponderEliminar
  4. Estou acompanhando e adorando sua viagem, amei todo esse artesanato , essas lanternas minha paixão!!
    abraços!!!

    ResponderEliminar
  5. Adorei as fotos e fiquei com vontade de conhecer o Marrocos.
    Boa semana.

    ResponderEliminar