terça-feira, 8 de novembro de 2011

Azeitonas do sal, parte II



Tenho estas fotos para publicar já há alguns dias e, tal como prometi, aqui vai a informação que resta do processo de preparação da azeitona do sal.
Primeiro, quero pedir desculpas por eventualmente ter induzido em erro quem segue este blog.  Ao trocar informações com alguns amigos (mais algarvios do que eu...), fiquei a saber que as melhores azeitonas para o sal são as mais roxas ou as quase pretas, e devem ser lavadas antes da junção do sal. Daí não ter tido muito sucesso com as minhas belas azeitonas verdes :-(  Isto é o que acontece quando alguém da zona de Sintra tenta ser algarvio!
Mesmo assim, consegui umas quantas para exemplificar, e já tenho azeitonas novas, e mais adequadas, no sal. Será desta que aprendo?
Tradicionalmente, são mantidas no sal e, sempre que necessário, são retiradas umas quantas e lavadas em água quente ou fria. Também podem ficar de molho algumas horas, caso continuem salgadas. Tudo depende do gosto da azeitona e do paladar de cada um. Para servir à mesa, é feito um tempero com alho picado, azeite, vinagre, pimentão doce (colorau), salsa e cominhos. Há ainda quem acrescente rodelas de cenoura cozida. Mais uma das tradições, em vias de extinção, por terras do Sul!...  
Para terminar, recordo esta adivinha, em forma de uma quadra, que outrora toda a gente sabia, e que retrata bem a importância da azeitona, no que diz respeito à iluminação:

"Verde foi o meu nascimento,
e de luto me vesti,
para dar luz ao mundo
mil tormentos padeci."

1 comentário:

  1. I enjoyed the tour of the garden in Spain and also enjoyed seeing some of your past post. You always seem to be having fun and enjoying life. I think that is very cool. Have a great weekend......Julian

    ResponderEliminar