segunda-feira, 14 de novembro de 2011

A casa dos gatos pretos









Este conjunto de casas localiza-se no Algoz, Silves, e apesar do mau estado e abandono, ainda hoje não deixar ninguém indiferente. Gosto muito da combinação de cores que apresenta, e confesso que sempre que posso, elas são a minha opção quando preciso de pintar alguma parede. São cores quentes, que vão bem com jardins, e que proporcionam um bom contraste com o verde das plantas.
Quando penso que, não há muito tempo, as câmaras municipais queriam forçar os seus munícipes as pintar as novas casas de branco, com a justificação de que era a cor tradicional do Algarve, e agora olho para este conjunto, fico triste, pois quem decide tais tendências nada conhece desta região, que outrora foi tão colorida.    
Esta casa é um bom exemplo daquilo que acontece no nosso país, e sinto que só nos resta fotografá-las, pois, neste caso em concreto, mais ano menos ano, ela vai abaixo para dar lugar a um prédio que, acredito, tudo terá de feio.... 
Sorte dos gatos que habitam estas casas, cada um na sua janela e, por certo, conhecedores do interior, coisa que invejo. 

4 comentários:

  1. São realmente cores lindas e pormenores arquitectónicos cada vez mais raros. Nem sempre inteiramente por culpa das câmaras- alguns proprietários, além de terem pintado as fachadas de branco,incluindo os rodapés, resolveram mandar alisá-las, destruindo qualquer relevo que constituísse obstáculo à trincha ou ao rolo de tinta.Basicamente por questões de economia de mão de obra e de materiais. Quando o dinheiro não é muito( e por vezes também quando é), a estética torna-se habitualmente coisa de menos importância. Há prédios que até brilham - desconfio que usam tinta de casa de banho para os impermeabilizar por fora...
    Em dia de mercado, sempre vai valendo a pena ir passeando os olhos pelas ruas à volta, enquanto houver manchas de cor como estas para nos lembrarem de como era o Algarve antes de alguns autarcas brilhantes, sentados nos seus gabinetes, terem inventado a arquitectura tradicional algarvia na sua vertente anémica ( ou seja, branca como uma lula ).
    Parabéns pelas fotos, pelo sentido estético e pela simpatia pelos gatinhos...

    Maria

    ResponderEliminar
  2. Olá, Bom dia Algarve!!!!

    Ontem foi dia de mercado no Algoz. O Zé esteve doente a chá e torradas... eu fiquei do lado dele a consolá-lo... toda a noite enfraqueceu... passou mesmo mal o coitadito. (que de coitado nada tem)

    Esta paixão do Zé Júlio tão similar à minha... faz-me sempre voltar de bom grado a este lugar!

    Beijos


    BIA

    ResponderEliminar
  3. E eu a procurar pelos contentores de Lisboa portadas jogadas fora pelos incautos, sem gosto pelo que de melhor encontrámos para nos proteger do calor e da luz crua da manhã!
    Enfim, é assim que se joga fora o nosso património.
    Obrigado pelo alerta que aqui vai lançando, que, temo, não servirá de nada para lutar contra o mau gosto e o rapinanço que grassa nos poderes decisórios das autarquias
    Manel

    ResponderEliminar
  4. Essa gataria toda tem muito bom gosto e escolheram uma linda casa para viver.

    Fiquei supreendido. Nunca imaginei que tradicionalmente se usassem tantas cores no Algarve e ainda para mais com resultados tão surpreendentes. Todos os detalhes arquitectónicos das casas são muito interessantes.

    Abraços de Lisboa e obrigado por mostrar coisas tão bonitas e demonstrar que o Algarve é muito mais que os prédios da Quarteira

    ResponderEliminar