sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Mais uma casa tradicional algarvia






Cada vez mais raras, estas casas algarvias mostram bem o gosto e a originalidade de outros tempos. Não havia duas casas iguais. As fachadas e chaminés, muitas vezes ricamente decoradas, eram a melhor forma de mostrar o estatuto social dos seus proprietários. 
Estas eram verdadeiras "casas de fachada", em que os restantes lados eram normalmente muito simples e desprovidos de qualquer decoração. Nem pareciam fazer parte da mesma construção. 
Considero-as encantadoras, e fruto de um tempo e de um gosto, em que o individualismo de então fazia todo o sentido, e que infelizmente parece ser cada vez mais raro nos dias que correm...
No caso desta casa, construída em 1927, nunca conheci as portas e janelas originais, mas, pela qualidade das cantarias esculpidas em calcário da região, devem ter sido igualmente interessantes. É pena a falta de sensibilidade e respeito aquando da colocação da antena tv e as ligações à rede eléctrica. De certo foram opções de "bom gosto" das gerações mais recentes.
Tenho feito centenas de fotos do que há de mais típico no Algarve, que tenciono partilhar em dias de chuva, como o de hoje. Espero poder contribuir para divulgar um pouco daquilo que me apaixona  Espero conseguir mostrar o que ainda resta e me encanta nesta região, que ainda é possuidora de uma identidade tão própria.     

3 comentários:

  1. Consigo até me esqueço das bichas de automóveis até ao Algarve, das caloraças, das praias apinnhadas de milhões de criaturas, dois preços exorbitantes e dos blocos de apartamentos medonhos.

    já lhe escrevi isso unma vez, mas aqui encontro um Algarve tranquilo, talvez em vias de extinção, mas que a sua Câmara fotográfica captura de uma forma poetica. Aliás sempre que venho ao seu blog, encontro calma ee serenidade, no meio desta trempestade de péssimismo que se abate sobre todos nós

    ResponderEliminar
  2. Olá do Brasil
    Obrigada pelos posts de arquitetura, do Marrocos, de seus projetos botânicos, das informações sobre as plantas, os animais, as belíssimas fotos, tudo!
    Visitar o seu blog virou um hábito prazeroso, não é apenas sobre pedras e plantas, mas estilo de vida! (LuisY, creio que o blog do Zé Julio mostra que trata-se de escolher com que lentes queremos olhar o mundo, que devemos ser muito seletivos e criar nossa própria realidade sem acreditar nas falas terroristas-aterrorizantes porque a vida é bela!)Beijinhos para todos :D Luciana.

    ResponderEliminar
  3. Zejulio mais uma bonita chaminé algarvia a juntar à sua longa coleção no seu blogue. Realmente existemespalhadas pela paisagem do meu/nosso ALGARVE pena é que não seja feito um levantamento deste valioso património que infelizmente está desaparecendo. A intenção que a REG. Turismo do Algarve,há uns anos, de editar um livro sobre este assunto penso que nunca foi avante, que eu saibia.Sou um apaixonado por chaminés e tudo o que se refere à minha terra, apesar de ver que por aí as pessoas interessam-se pouco pela cultura/património inclusivé os organismos públicos. há muitos outros interesses,infelizmente. Continue fotografand estes belos exemplares e assim poderemos ir vendo/comtemplando quando se acede ao seu blogue.Parabéns pelas belas fotos que tem publicado.Um abrazo. MORENO

    ResponderEliminar