segunda-feira, 30 de maio de 2011

Descoberta do dia: ouriços-cacheiros





No sábado passado, fotografei um ouriço adulto que, descontraidamente, passeava pelo jardim, o que me deixou bastante contente. Vejo nestes animais verdadeiros parceiros meus no que diz respeito ao cuidar de um jardim, neste caso, o da Casa Catita, sobretudo no combate a pragas de insectos ou pequenos invertebrados. Estes últimos fazem parte da dieta destas bolas de picos, durante as suas digressões nocturnas.
Hoje, ao olhar para um monte de folhas por debaixo de uma alfarrobeira, achei que o monte tinha algo de diferente, e que algo parecia estar escondido ali. Com algum cuidado, decidi investigar e, qual não foi o meu espanto, dei de caras com quatro bolinhas de picos, a dormir numa cama de folhas secas! A mamã não estava por perto, e pude assim fazer uma sessão fotográfica que nunca tinha tido a oportunidade de fazer. E que prazer!
Estes animais (Erinaceus europaeus) alimentam-se, sobretudo, durante  noite, e são originários da Europa, apesar de estarem bastante disseminados. Este ninho tem a média de crias (4) que habitualmente compõem as ninhadas, e podem viver entre 6 a dez anos. Espero que estes assim o façam!

1 comentário:

  1. Que coisinhas lindas ! Quando era miúda tinha um no cesto para levar para casa,para pôr no quintal, aquando de uma visita a uma tia do Mouricão, perto de Messines. Quando estávamos na paragem à espera da camioneta ( naquele tempo era assim que se chamavam os autocarros), a minha avó aproveitou a minha distração,emborcou o cesto e aí foi ele...Quando dei por isso, já o bicho tinha desaparecido. Fiquei desolada....

    Maria

    ResponderEliminar