As belíssimas flor do jacarandá são um motivo forte para passar nesta parte do jardim. Eu plantei o jacarandá há 8 anos, numa parte do jardim onde costumo ter legumes a crescer, e como gosto muito das flores lilases desta árvore, pensei que tinha encontrado o local perfeito. Na parte superior do jardim, existe um terraço que acompanha toda a fachada norte da Casa Catita e que, nesta zona, permite que a pessoa esteja ao nível da copa da árvore e possa, não só ver, como tocar nas bonitas flores. O desnível corresponde 2 m de altura. É uma árvore de muito fácil manutenção oriunda do Brasil, que terá sido introduzida por cá talvez no séc.XIII.
Acho que sou um respigador moderno... Não tenho uma profissão definida, não tenho colegas de trabalho, e vivo dos pequenos prazeres do dia-a-dia, difíceis de explicar. Tudo o que faço é feito com paixão e total entrega àquilo que, para muitos, não tem qualquer valor. Gosto de criar os meus jardins secretos, reciclando, sempre que possível, plantas e outras coisas que vou encontrando no meu caminho. Agradeço a visita daqueles que queiram partilhar das minhas paixões...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Os Jacarandás em flor são fascinantes.
ResponderEliminarSabe que o célebre pau-santo, a madeira de que eram feitos os bons móveis portugueses dos séculos XVII e XVIII, é da mesma família que o Jacarandá? Aliás nos Açores e no Brasil chamam ao pau-santo Jacarandá.
Abraços
É verdade que, no Brasil, existem muitas espécies que dão pelo nome de Jacarandá, e que, na Europa, através de uma designação, creio que iniciada pelos espanhóis, se denominou de "palo santo".
ResponderEliminarNo entanto, correspondendo à designação que se tem de "pau-santo", há muita confusão de espécies arbóreas, sendo, no entanto, considerada como a mais comum a madeira proveniente das árvores da família das Fabáceas, nomeadamente o tipo das "Dalbegia". Também sob esta designação de "pau-santo" corresponde a madeira proveniente da "Guaiacum Officinale" e da "Zollernia paraensis Huber".
Que esta espécie é lindíssima, não há dúvida!
Manel
É sempre bom saber que tenho bons seguidores deste blog. E isso só alimenta ainda mais a minha curiosidade em conhecê-los. É verdade que por cá existe esta confusão entre pau-santo e jacarandá, mas na verdade são árvores com características diferentes e com pouca coisa em comum, tirando a origem. Agradeço aos dois os comentários e as informações acrescentadas, sobretudo na mensagem do Manel. Boa semana!
ResponderEliminarO meu jacarandá foi plantado com flor. Está cá em casa há três ano,está lindo, viçoso, num belo local ao sol,mas,não deu nem uma florinha.Que devo fazer?
ResponderEliminarEste comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminarTrês anos podem não ser suficiente para que esse seu jacarandá produza flor. O meu foi só ao fim de 5 anos. A floração varia muito de árvore para árvore, e conheço alguns que só dão flor em Setembro. Não há nada a fazer a não ser esperar.
ResponderEliminarUm bom fim-de-semana