É talvez um dos lírios mais comuns no nosso pais, que por cá, no Algarve, está sempre associado às sombras de oliveiras e alfarrobeiras. Infelizmente ficou baptizado como lírio-fétido (Iris foetidissima), só porque liberta um aroma desagradável quando as folhas são esmagadas. No ano passado, transplantei algumas plantas para o jardim que, infelizmente, ainda não produziram flores. Este pormenor, na minha opinião, nem sequer é o mais importante neste lírio mas, sim, o tufo de folhas que cria. E com uma outra grande vantagem, que é o de crescer bem na sombra e, por isso, é perfeito para plantações por debaixo de árvores. As fotos foram tiradas no habitat natural, num mato próximo de Boliqueime, aqui no Algarve.
Acho que sou um respigador moderno... Não tenho uma profissão definida, não tenho colegas de trabalho, e vivo dos pequenos prazeres do dia-a-dia, difíceis de explicar. Tudo o que faço é feito com paixão e total entrega àquilo que, para muitos, não tem qualquer valor. Gosto de criar os meus jardins secretos, reciclando, sempre que possível, plantas e outras coisas que vou encontrando no meu caminho. Agradeço a visita daqueles que queiram partilhar das minhas paixões...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Acabo de conhecer o seu blog e dou-lhe os parabéns! Também sou apreciadora da Natureza, e tenho nas plantas uma grande paixão.
ResponderEliminarCris
Because of their special ability to retain water, succulents tend to thrive in warm, dry climates and don't mind a little neglect.Air purifying plants in Karachi This makes them well adapted to indoor growing and ideal for people desiring low-maintenance houseplants.
ResponderEliminar