terça-feira, 24 de maio de 2011

Flores do Crinum moorei




Esta planta tem, talvez, uma das maiores flores brancas que conheço. É originária da África do Sul e há muito que é cultivada entre nós. Recordo-me de a encontrar em muitas das quintas em Sintra, em zonas húmidas e de sombra, e por isso associei-a sempre a estas condições. Aqui no Algarve, e para meu espanto, parece que a humidade não é de todo importante, pois tenho-a encontrado bem viva, junto de algumas ruínas e em que a única água, é a da chuva. Uma curiosidade: por cá, esta planta terá sido uma constante nos jardins das grandes casas do Algarve, o que parece ter caído infelizmente em desuso. 
Na primeira foto temos o Vasco junto de um Crinum que cresce no jardim dele, na Quinta dos Reis, em Alcantarilha. Este ano consegui transplantar alguns para a Catita, agora é só esperar um ano para ver as suas espantosas flores brancas.

3 comentários:

  1. Curiosamente as que estão melhores cá no quintal estão expostas ao sul e são as que menos água pedem!

    ResponderEliminar
  2. Os meus também estão agora em flor. Este ano polinizei-os para tentar voltar a ter aquelas sementes magnificas, que tanto me encanta ver a sua germinação.

    ResponderEliminar
  3. Oh, how lovely. Very enchanting pictures... I have never seen this plant! It's indeed beautiful!

    ResponderEliminar