terça-feira, 15 de novembro de 2011

E assim seriam os frutos da minha polinização...



Há algum tempo atrás, tentei ser uma abelha e polinizar as enormes flores desta pitaya, mas acho que sou um fracasso... Tive esperanças de conseguir finalmente pôr as minhas plantas a produzir estes belos e saborosos frutos, mas ainda não foi desta.
Hoje, durante o dia encontrei agarrada a uma poste de iluminação, à beira de uma estrada próximo de Messines, uma pitaya que tinha alguns frutos. Parei e apanhei estes dois frutos, com o objetivo de os fotografar na casa Catita, numa espécie de fotomontagem, para mostrar como seriam se tudo tivesse corrido como esperava, após o trabalho de polinização.
O sabor do fruto é muito interessante, e em nada semelhante ao que podemos apreciar quando compramos o mesmo fruto importado.

6 comentários:

  1. Nie wiedziałam , że te owoce są jadalne. Ciekawie w środku wyglądają . Pozdrawiam

    ResponderEliminar
  2. Nunca vi nem provei dessa fruta!
    é linda!
    abraço

    ResponderEliminar
  3. Eu também vou polinizando os meus maracujás amarelos,à falta das abelhas certas para o fazer, mas a taxa de sucesso deve ser de uns 15%. As abelhinhas têm mais jeito para estas coisas... Mas ninguem me mandou semear maracujás brasileiros no Algarve!... Ainda por cima aparecem quando não devem, no outono e no inverno !Só escapam os mais precoces, os outros ficam enregelados com o frio.Simplesmente não é o habitat certo para algumas plantas.Enquanto umas se adaptam, outras não.

    Boa sorte para a próxima !

    Maria

    ResponderEliminar
  4. Olá,
    eu li na wikipedia que a pitaya nunca produz frutos se for auto-polinizada, precisa vir o polen de uma outra planta e que isso dificulta muito a produção de frutos. Isso além de precisar ser polinizada à noite - mas isso você fez... só não lembro se você contou de onde vinha o pólen.
    Abraço, Luciana, Brasil

    ResponderEliminar
  5. PS não desista !!!! Adoraria saborear uma fruta dessas no futuro, afinal sonho em voltar a Portugal e conhecer o Algarve....(risos)

    ResponderEliminar
  6. Olá Zé Júlio,
    Que pena que você polinizando não conseguiu os frutos desejados, mas não desiste, você consegue tanto com a natureza que com certeza vai conseguir seus frutos de pitaya também.
    Sempre tive vontade de experimentar essa fruta, mas é muito difícil encontrá-la aqui, enquanto isso fico a apreciá-la através de suas fotos e a imaginar qual o sabor.
    Zé Júlio, preciso de sua ajuda, no dia 25 de agosto desse mesmo ano, escrevi para você a respeito da poda do meu loendro, como você disse ela brotou e está linda, mas muitos pulgões amarelos se instalaram na minha arvorezinha.
    O que devo fazer para combater essa praga?
    Aguardo sua ajuda.
    Grande abraço.

    Cris Marini

    ResponderEliminar