segunda-feira, 23 de maio de 2011

Enxertia de oliveiras


Ontem, e mais uma vez, ocupei-me com algo que me agrada muito fazer: enxertar os meus zambujeiros, também conhecidas por oliveiras bravas. Tal como acontece com muitas outras árvores, quando o objectivo é a produção de bons e belos frutos, e em maior quantidade, há sempre a necessidade de fazer o enxerto. E para isso existem algumas técnicas, e períodos do ano diferentes, que variam consoante a planta que queremos enxertar. No caso da oliveira, é muito fácil, e nesta mensagem os passos podem ser seguidos observando as imagem da esquerda para a direita. A explicação de todo o processo também pode ser obtida neste endereço: http://www.gforum.tv/board/623/79610/enxertia-de-borbulha.html. As árvores que vou enxertando, são mais tarde oferecidas aos clientes da casa ou alguém que me visite, e que mostre interesse por elas...       

6 comentários:

  1. Amazing that this is possible. i am very impressed by your work.
    Have a nice evening.

    ResponderEliminar
  2. Ola Zé julio,vim para agradecer a visitinha la ó meu blog e por deixar um comentário sobre as araucarias,adorei seu blog pois também gosto muito de plantas e flores,vou ser sua seguidora.beijos e até.

    ResponderEliminar
  3. Oi Zé Julio parabéns pelo lindo blog, vc poderia dizer-me como se faz a enxertia da maçã?
    Abraços

    ResponderEliminar
  4. Olá Zé Júlio

    Ao pesquisar a melhor altura para enxertar oliveiras, vim encontrar o seu blogue que, agradado, está em consonância com os meus gostos pessoais.

    Assim, tornei-me seguidor desde já embora ainda não tenha feito uma condigna inspecção (visita) por imediata falta de tempo (volto mais logo).

    Bom trabalho.

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Boa Noite.

    Será possível apresentar imagens com a enxertia por garfagem ?
    Tenho zambujeiros também no algarve, tentei enxertar mas nenhum pegou.
    Qual o melhor mês para a enxertia?
    Obrigado

    ResponderEliminar