segunda-feira, 16 de maio de 2011

O jacarandá da Catita está em flor






As belíssimas flor do jacarandá são um motivo forte para passar nesta parte do jardim. Eu plantei o jacarandá há 8 anos, numa parte do jardim onde costumo ter legumes a crescer, e como gosto muito das flores lilases desta árvore, pensei que tinha encontrado o local perfeito. Na parte superior do jardim, existe um terraço que acompanha toda a fachada norte da Casa Catita e que, nesta zona, permite que a pessoa esteja ao nível da copa da árvore e possa, não só ver, como tocar nas bonitas flores. O desnível corresponde 2 m de altura. É uma árvore de muito fácil manutenção oriunda do Brasil, que terá sido introduzida por cá talvez no séc.XIII.

6 comentários:

  1. Os Jacarandás em flor são fascinantes.

    Sabe que o célebre pau-santo, a madeira de que eram feitos os bons móveis portugueses dos séculos XVII e XVIII, é da mesma família que o Jacarandá? Aliás nos Açores e no Brasil chamam ao pau-santo Jacarandá.

    Abraços

    ResponderEliminar
  2. É verdade que, no Brasil, existem muitas espécies que dão pelo nome de Jacarandá, e que, na Europa, através de uma designação, creio que iniciada pelos espanhóis, se denominou de "palo santo".
    No entanto, correspondendo à designação que se tem de "pau-santo", há muita confusão de espécies arbóreas, sendo, no entanto, considerada como a mais comum a madeira proveniente das árvores da família das Fabáceas, nomeadamente o tipo das "Dalbegia". Também sob esta designação de "pau-santo" corresponde a madeira proveniente da "Guaiacum Officinale" e da "Zollernia paraensis Huber".
    Que esta espécie é lindíssima, não há dúvida!
    Manel

    ResponderEliminar
  3. É sempre bom saber que tenho bons seguidores deste blog. E isso só alimenta ainda mais a minha curiosidade em conhecê-los. É verdade que por cá existe esta confusão entre pau-santo e jacarandá, mas na verdade são árvores com características diferentes e com pouca coisa em comum, tirando a origem. Agradeço aos dois os comentários e as informações acrescentadas, sobretudo na mensagem do Manel. Boa semana!

    ResponderEliminar
  4. O meu jacarandá foi plantado com flor. Está cá em casa há três ano,está lindo, viçoso, num belo local ao sol,mas,não deu nem uma florinha.Que devo fazer?

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  6. Três anos podem não ser suficiente para que esse seu jacarandá produza flor. O meu foi só ao fim de 5 anos. A floração varia muito de árvore para árvore, e conheço alguns que só dão flor em Setembro. Não há nada a fazer a não ser esperar.
    Um bom fim-de-semana

    ResponderEliminar